domingo, 17 de outubro de 2010

Tocando em Frente ...


Lendo um pouco nesta tarde me deparei com uma citação interessante , cujo o exercício de sua reflexão pode culminar em "Poder da Mente" (equilíbrio Psíquico-Emocional), e isto, é algo de que necessito, principalmente nestes tempos de chuvas escassas, onde as sementes parecem não ter forças para germinar.

Objeto de reflexão:
“Nossa ansiedade não esvazia o sofrimento do amanhã, mas apenas esvazia a força do hoje” (Charles Haddon Spurgeon, pregador batista britânico, 1834-1892).



Desperdiçar combustível antes da largada, deixa o piloto a pé antes do final da prova. Grande parte de nossos sofrimentos advém do fato de estarmos ansiosos. Quando estamos ansiosos gastamos uma porção de energia inutilmente, a maior parte dela com a nossa imaginação. É que ansiedade tem a ver com aquela nossa mania ou desejo de ter as rédeas de tudo em nossas mãos, ou melhor, de querer controlar tudo à nossa volta, as pessoas, o tempo, as situações, enfim, a vida. E porque não damos conta de controlar nenhuma dessas realidades entramos em “parafuso” ou, então nos abate um sentimento de medo, raiva, angústia, desconfiança, desespero e descontrole total. Nasce em meio a tudo isso a insegurança e a intranqüilidade de viver. Somos tomados por uma inquietude oca que acaba destemperando nosso modo de pensar, de agir e sentir. O fruto disso são energias desperdiçadas numa luta gigantesca contra nossa própria sombra. A ansiedade, no entanto, só diz que deveríamos ser mais concretos e humildes para viver a vida, assumindo cada coisa, cada limitação sem muitas expectativas, mas bem “pé no chão”, bem realistas mesmo. De nada adianta se desgastar olhando a cada minuto no relógio se o ônibus vem vindo se ele tem seu horário de passagem. E se ele atrasa de nada vale ficar “praguejando”, pois já atrasou mesmo! É infrutuoso perder-se em imaginações que não condizem com o real (esperar que o outro seja como queremos, por exemplo) ou até mesmo querer acelerar o tempo das coisas quando elas têm o seu próprio tempo (desejar que o leite ferva antes da hora). O que os antigos chamavam de humildade era essa capacidade enorme de ser bem “terra-terra” (pé no chão) com as coisas, de deixar tudo ser como é sem querer apropriar-se delas ou controlá-las ao modo ou ao tamanho do nosso desejo e interesse. Portanto, o que nos faz sofrer e nos destrói, muito mais que a ansiedade é o que fazemos com a energia que ela concentra.
Bom, é muito fácil falar sobre tudo isto, o fato é que existe uma linha tênue entre o conhecimento abstrato e o conhecimento concreto.
Ahh ! Deixa estar viu ... vou pegar meu guarda chuvas e dar uma volta por ai ... quem sabe a gente se encontra ...



Ando devagar, por que já tive pressa, levo esse sorriso por que já chorei demais ...
Cada um de nós compõe a sua história cada ser em si carrega o dom de ser capaz ...



Luciano Braz ( Cantarolando ...)



Uma obra de arte: Arthur!



















A Artista : Josi

















Passado ... simplesmente.







Registro posto, aos amigos deixo meu carinho, respeito e admiração.


20 comentários:

Aleatoriamente disse...

Ah meu amigo querido.
Esse texto está um abraço.
Eu precisava ler esse texto Luciano.
Eu concordo que é muito fácil falar, fazer é que são elas.
Desabafos... E o coração pulsa de um jeito!
E é assim que decifro o que sinto.
Menino, tem um ombro aqui.
Pode usar se quiser.
Beijo lindo.

Fernanda.

*Mi§§ §impatia* disse...

É isso aí amigo, seguir sempre em frente....nunca parar....
Belo post.
Boa semana, beijos.

angela disse...

Pois é amigo a gente corre primeiro par depois aprender que não adianta, mas o coração as vezes nos prega umas peças...
beijos

ValeriaC disse...

Querido amei sua sinceridade...suas palavras são um lição de sabedoria para todos nós...realmente a ansiedade não nos ajuda em nada...música perfeita pra cantarolar...lindas fotos...amei ver este seu sorriso viu amigo?
Tenha um semana de alegrias, serenidade...paz...amor...
Beijos...
Valéria

Aleatoriamente disse...

Bonança...
Ela chega sorrateira e entra.
E a foto do autor do blog, tecendo ainda mais minha admiração.
Ficou bonito menino!
E o texto ainda mais.
Substância bonita nas outras possibilidades.
Vim te deixar um abraço quentinho.
E um beijo Luciano.
Com carinho.
Fernanda.

Ana Gaúcha _Professora disse...

LUCIANOOOOOOOOOOOOO

Esta canção é 1 HINO!!!

ir tocando em frente!!!bjssssss

amigoooooooooooooooo

Aleatoriamente disse...

Boa tarde, Luciano.
Gostei da tua chegada lá em casa.
Amei tuas palavras doadas com carinho a esta menina.
Não vou rotular essa felicidade, porque amizade é um marco e não um rótulo, mas amei.
Limitar essa intimidade é tudo que não quero, somos amigos e grandes amigos.
Para isso não precisamos apertar as mãos, temos o respeito um pelo o outro que abrange esse por menor. Hehe...
Tranqüilidade é imensa, quando entro a porta do teu cantinho, e leio tuas verdades e ainda escuto essa canção bonita.
Obrigada menino pelo o afago na alma.

Beijo.
Fernanda.

Majoli disse...

Oi meu querido amigo, perdida na madrugada, achei você..rsrs.
Achei incrível teu texto, ando nessa de ansiedade, me encontrei muito em suas palavras.

Ah que lindo o Arthur, puro encanto.

Beijos cheios de carinho e de saudades.

lis disse...

Oi Luciano
Passando aqui pra deixar um abraço e encontro um texto que me conforta e ajuda a diminuir a ansiedade que vai minando nossas emõcoes e energias.
Obrigada .
Parabéns pela familia linda nas fotos,inclusive a do perfil, a josi e o Arthur
e como a plantinha que encontrou uma terra pra cultivar vamos também confiar e torcer que no dia 31 vença aquele que melhor possa servir nosso país.
nem adianta reclamar mais , o jeito é rezar rsrs
abraços

Aleatoriamente disse...

Luciano, passando para deixar um beijinho.

Fernanda.

Lu_MCordeiro disse...

É,amigo,essa nossa mania de querermos controlar tudo,de nos pré-ocupar com aquilo que ainda não aconteceu,é desgastante e parece um vício.Por que não conseguimos nos ocupar qdo as coisas acontecerem? Por que nos ocupamos delas,antes de virem,se não sabemos sequer como virão? Por vício.Estamos numa sociedade viciada,ansiosa,que se angustia por antecipação.Como vc disse,isso gera um enorme dispêndio de energia.E,em vão.
Tb tenho que conseguir parar com isso pq está me prejudicando.E eu não era assim até me envolver com uma pessoa que frustrava todas as minhas expectativas até nas menores coisas.E fazia de propósito pq minha tranquilidade o incomodava.E eu embarquei nessa roda-viva de pré-ocupação até me desgastar por completo.Só espero que o tempo me devolva aquela maneira de viver apenas o momento e não querer antecipar coisa alguma.
Ótimo texto,amigo,como sempre!
bjsss grandes

Ana Gaúcha _Professora disse...

Se já estás mais Forteeeeeeeeeeeee

passe Lá em casa
O Mate está Pronto.

kkkkkkkkkkkk
kkkkkkkkkkkkkkkkk

bjs LUCIANO

Ana Gaúcha _Professora disse...

se vc não puder irrrrrrrrr

MANDEEEEEEEEEEEEEEEEE
O
ALMIRRRRRRRRRRRRRRRRRRRR
SATERRRRRRRRRRRRRRRRRR
no teu
LUGAR!!!!


??

Ju Fuzetto disse...

Adorei o Texto. A ansiedade é angustiante. Sofrer por antecipação causa desconforto mental!!

Bom restinho de semana!!

bjo

Aleatoriamente disse...

Luciano,
Tem selinhos para ti lá em casa, vá buscar por favor!

Beijo.

Unknown disse...

Saudade desse menino, amigo tão querido, sempre reforçando-nos a caminhada, assim de mãos dadas, faceiro, inteligente e amigo.
Tocar em frente é uma frase que uso sempre, quando longe de minhas mãos está o poder de mudar tudo.
Não me dou ao direito de parar, porque se paro, penso e se penso, eu choro.
As lágrimas me deixam frágeis, me podam a determinação de ir e vir, de continuar a obra recomeçada um dia e poder bem dela definir e concluir.
Então sigamos. Há muito por fazer e em cada ponto do caminho, sempre haverá uma estrela, quando acharmos que tudo está escurecido.
É quando podemos sentir, que a esperança desponta, nos injetando o combustível para prosseguir.

Fica bem garoto.
Gostei do retratinho, quando tua alma está a sorrir...
Imagens doces de tuas ternuras e palavras sóbrias, pedaços de ti.

Fica bem.

Bjs

livinha

Anônimo disse...

É preciso seguir em frente sempre e jogar toda nossa ansiedade fora.

Fica firme

Abs

Ana Gaúcha _Professora disse...

massssssssssssssss


ainda tocando em frente...

hora de dar uma paradinha e tomar
1 mate com os amigos
sr Lucianooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo!!!

bjssssssssssssssss
LINDO_*

Unknown disse...

Luciano!
Muitas vezes creio que se eu não lembro que o MARIDO precisa colocar gasolina ele vai esquecer.kkkkkkkkk
Ele diz: Deixa que eu me preocupo com estas coisas, mas não adianta.
Vivo me policiando, estou sempre querendo centralizar as coisas; quando eu partir para o outro plano a vida continua.
Beijos.

Dream Angel disse...
Este comentário foi removido pelo autor.